Você, Yoani, é feliz e não sabe!

Acabei de ler uma entrevista na revista Criativa com a blogueira cubana Yoani Sánchez.

Yoani, segundo nossa mídia, extremamente “democrática”, faz resistência política aos irmãos Castro através de seu blog Generation Y, contando as "atrocidades" da Revolução Cubana.

A entrevista é interessante. Fala da motivação da escritora para fazer o blog, da idéia para o nome do blog, etc..., mas uma coisa, que acho muito interessante, é a ilusão criada pela mídia para impor suas idéias de dominação.

Sabe, há muito tempo eu já desconstruí duas idéias que me jogaram como verdades durante toda a minha vida. Uma, que a democracia é tudo de bom e a outra de que violência não resolve nada.

Lendo a reportagem, chego a sentir pena dela, por ser tão iludida, mas é totalmente compreensível vindo de uma pessoa que vive em um país que já não enfrenta problemas graves como os enfrentados pelos brasileiros

Sabe Yoani, meu país é tido como democrático, mas, só passa na TV o que é interessante ao grupo dominador, então, estamos ou não no mesmo barco?

Yoani chega ao absurdo de dizer que a educação em Cuba é boa, mas vem perdendo qualidade, mas o que dizer de um país onde não tem educação pública? Onde crianças convivem com porcos e quase que desfrutam de suas pocilgas?

Dia desses o economista Delfin Neto falava na televisão, que o Brasil, desde 1985, luta para crescer 5% ao ano e na época dos militares, onde havia sérias restrições a palavra, crescia 18%.
Minha geração não sabe o que fazer com essa tal democracia.

No Brasil, enquanto persistirem problemas como a fome, insegurança, ausência de saúde, moradia e educação, não terá condição moral de apontar os defeitos de outros países.

Não se iluda Yoani, você é feliz e não sabe.