EDWARD
LOUIS BERNAYS
Morto em
1995, foi um pioneiro no campo das relações públicas, e da propaganda,
referenciado como "pai das relações públicas”. Combinando as ideias
de Gustave Le Bon e Wilfred Trotter com as ideias psicológicas de Sigmund
Freud, seu tio.
Sua forma
de trabalho se baseava no princípio de que as pessoas são irracionais, suas
decisões e ações são manipuladas facilmente.
Bernays
aplicava isso na construção de propaganda. Ele trabalhou para as mais
importantes corporações e aconselhou inúmeros políticos.
Edward
achava que a única maneira de lidar com o público era se conectar com seus
anseios e medos inconscientes.
Entre
seus clientes estava a United Fruit, empresa americana que teve suas terras na
Guatemala desapropriadas nos anos 50. A United Fruit contou com os
conhecimentos de manipulação de massa de Bernays para derrubar o governo
guatemalteco que havia tirado deles a posse de suas terras.
Nos anos
20, Bernays tinha como principal missão, desenvolver técnicas de consumo para a
grande massa americana. Ele foi a primeira pessoa a dizer as montadoras de
carros que elas poderiam vender automóveis como símbolo da sexualidade masculina e vitorioso na campanha para a disseminação do hábito de fumar entre as mulheres, até então poupadas desse flagelo. Iludiu-as sedutoramente
Bernays tratava a humanidade como um imenso rebanho de ungulados, seu papel era tocar o rebanho, o que conseguia fazer como ninguém.